Curso: PERCURSO DE UMA ANÁLISE – DISCIPLINA 2: O circuito pulsional
Curso: PERCURSO DE UMA ANÁLISE
Eixo do semestre: Lógica da transferência e do objeto
- Coordenação: Camila Popadiuk e Veridiana Marucio
- Horário: Terças-feiras das 20h30 às 22h30
- Modalidade: Presencial e on-line
- Carga horária: 8h por disciplina
Neste curso serão apresentadas as coordenadas que modulam o percurso de uma análise, iniciada com o ato de tomar a palavra via associação livre, tal como Freud propôs ao fundar a psicanálise. Visamos localizar na experiência analítica os furos na trama de sentido, que dão ao inconsciente o seu estatuto. Sonhos, chistes, atos falhos, são o índice de um saber que atravessam o sujeito sem que ele o saiba. Portanto, o percurso de uma análise decorre da ligação do sintoma com o significante, a partir do advento do sujeito do inconsciente, marcado por sua divisão, resultado da incidência da linguagem sobre o corpo e que tem como produto o objeto a, que é, ao mesmo tempo, causa de desejo e condensador de gozo.
O aluno poderá cursar uma ou mais disciplinas, sendo cada uma composta por 4 aulas de 2h cada e oferecidas na modalidade on-line e presencial (vide polo de transmissão). Além dos responsáveis, outros professores poderão ser convidados e outras referências bibliográficas indicadas.
DISCIPLINA 2: O circuito pulsional
- Responsável: Cláudia Regina Santa Silva
- Datas: 13/08, 27/08, 10/09 e 24/09
- Cidade de transmissão: Campinas
Bibliografia:
Freud, S. (1915) “As pulsões e seus destinos”. In: Obras completas, volume 12. São Paulo: Cia das Letras, 2010.
Lacan, J. (1964) O Seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. Capítulos XIII e XIV.