logo_bottom2.png

Rua Prof. Ernest Marcus, 91 - Pacaembu - (11) 3675-7689 - Brasil - clin-a@clin-a.com.br

  • Grey Facebook Icon

Todos os Direitos Reservados - © 2018

Desenvolvido por Bruno Senna

CAMPO FREUDIANO

CIEN

Criado em 24 de julho de 1996 por Jacques-Alain Miller, o Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Criança (CIEN) é uma instância internacional, onde a questão em jogo é abordar, de forma interdisciplinar, com os profissionais concernidos, as dificuldades encontradas pelas crianças e adolescentes no laço social.

Esta comunidade de trabalho estrutura-se em torno de um dispositivo original que tem por coluna vertebral a psicanálise de orientação lacaniana: o laboratório de investigação. Reunindo profissionais de diferentes disciplinas (médicos, professores, educadores, sociólogos, psicólogos, fonoaudiólogos, historiadores, juristas, juízes, artistas, economistas, arquitetos, escritores etc.) em torno de um eixo de pesquisa determinado, o laboratório instaura uma nova forma de laço social, fundada sob as trocas de experiências de cada um, e uma reflexão orientada pela psicanálise, de forma que as disciplinas iluminem umas às outras.

Uma das apostas do CIEN é a conversação, praticada por muitos de seus laboratórios e privilegiada pelos estágios de formação interdisciplinar, assim organizados.

Colóquios, Jornadas de estudos (locais e nacionais) e outros acontecimentos recortam a vida do CIEN.

Todos esses lugares de formação interdisciplinar ilustram para cada um como sua prática é suscetível de se transformar.

Através do conjunto de seus trabalhos, o CIEN demonstra a urgência de reunir aqueles que, a partir de suas respectivas disciplinas, visam que os direitos das crianças e dos adolescentes em dificuldade ou em desamparo não sejam reduzidos a um formalismo abstrato, e que lhes seja dada uma possibilidade efetiva de encontrar um lugar de endereçamento para seu sofrimento, podendo assim elaborar sua própria solução.

Desde a sua criação, o CIEN se desenvolve nos países de língua francesa, espanhola e portuguesa, onde a psicanálise de orientação lacaniana, graças ao trabalho de suas respectivas Escolas, ocupa seu lugar de direito na cidade. Na França, em 2005, após nove anos de experiência, o CIEN foi constituído como Associação, segundo a lei de 1901.

Várias publicações expõem os avanços do CIEN: em francês, o periódico Terre du CIEN, o boletim eletrônico Electro-CIEN, os fascículos dos colóquios e dos laboratórios; em português e em espanhol, as publicações e dois boletins eletrônicos, CIEN Digital e Entercien.


CIEN no Brasil

Em 2007, foi instituída a Comissão de Orientação e Coordenação do CIEN no Brasil para acompanhar as novas iniciativas e formalizar e avançar os trabalhos já estruturados ao longo de quase dez anos de experiência.

Em vários estados do Brasil, temos Laboratórios de Investigação, cujos temas e propostas encontram-se descritos no Anuário CIEN-Brasil.

O Boletim Eletrônico, CIEN Digital, apresenta os resultados dos Laboratórios e também artigos de interesse de autores brasileiros e estrangeiros.

Para receber informações sobre as atividades do CIEN e o Boletim CIEN Digital, inscreva-se no Espaço CIEN Brasil, enviando uma mensagem para cien-brasil@googlegroups.com