- Coordenação: Tatiana Vidotti e Cláudia Regina Santa Silva
- Frequência: Mensal
- Datas: 28/02/2026, 28/03/2026, 25/04/2026, 30/05/2026, 27/06/2026,
- Horário: das 10h30 às 12h
- Modalidade: Presencial
- Local: Estação Cultura – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, centro – Campinas – SP.
- Inscrições: tatianavidotti@gmail.com e clau.santa@gmail.com
Desde seu início, em 2023, o laboratório Bola de Gude se orienta pela pergunta que o fundou, a partir dos efeitos do isolamento social produzido pela pandemia: Onde estão as crianças na cidade? Tal questão se desdobrou, a partir do encontro com crianças e adolescentes, para: Onde estão os adultos interessados no dizer das crianças?, esclarecendo mais uma orientação, desta vez, pelos lugares de seus dizeres na época.
O laboratório sustenta conversações com crianças e adolescentes quinzenalmente, em um serviço de convivência de Campinas, as chamadas “Rodas” – significante escolhido por eles que localiza e diferencia o trabalho do CIEN na instituição. A participação é livre, não se exige uma frequência ou assiduidade e os temas são escolhidos no início dos encontros. As rodas com os adolescentes geralmente se iniciam com uma “fofoca” que se amplia e retorna sobre algum impasse vivido naquele momento. Já as rodas com as crianças contam com o suporte de desenhos, a partir dos quais aparecem também impasses diante de situações marcantes vivenciadas.
Além disso, ocorrem as conversações mensais entre os laboratoriantes, onde é possível decantar a produção de saber, relançar temas e extrair o que emerge em cada encontro.
Tendo em vista a interdisciplinaridade, nesses dois tempos, a aposta na conversação se apresenta como um pilar fundamental da prática de CIEN, a partir de impasses que provocam uma outra relação com o saber, sempre tomado como aquele a advir.
