- Coordenação: Fátima Luzia
- Frequência: Quinzenal, às sextas-feiras
- Datas: 13/03/2026, 27/03/2026, 10/04/2026, 24/04/2026, 29/05/2026, 12/06/2026, 26/06/2026
- Horário: das 14h às 15h30
- Modalidade: Presencial
- Local: Sede do CLIN-a, Rua Aimberê, 1073 – Perdizes – São Paulo
- Inscrições: WhatsApp: (11) 973266409 / clin-a@clin-a.com.br
Freud inicia seus estudos sobre a histeria localizando o afeto como a energia que incide sobre o corpo, evidenciando a dimensão econômica do funcionamento psíquico e sua articulação com os fenômenos somáticos. Ao longo do desenvolvimento de sua teoria, Freud prossegue na investigação do estatuto desse afeto, nterrogando o que exatamente está em jogo nessa energia que se desloca, se transforma e se liga às representações. Esse percurso o conduz progressivamente à formulação do conceito de pulsão, tal como elaborado nos textos fundamentais Três ensaios sobre a teoria da sexualidade e Pulsões e seus destinos, nos quais pulsão aparece como conceito-limite entre o somático e o psíquico.
Será feita uma breve introdução histórica com o objetivo de situar essa passagem do afeto à pulsão no interior do percurso freudiano, destacando os impasses clínicos e teóricos que impulsionam essa elaboração. Nesse caminho, a clínica não apenas ilustra a teoria, mas funciona como aquilo que a orienta e a sustenta, perando como eixo decisivo na construção do conceito de pulsão.
Assim, neste semestre, a proposta é continuar acompanhando Freud em sua elaboração constante de seu conceito fundamental — a pulsão — a partir do trabalho minucioso dos textos metapsicológicos A repressão (1915) e O inconsciente (1915), em articulação com interlocuções pontuais com o Caso Dora e o Homem dos Ratos (1909), de modo a evidenciar a incidência clínica dessas formulações.
Bibliografia
Sigmund , Freud. Vol 12 O capítulo “A repressão” e o “Inconsciente “ em Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia 1915 . Companhia das letras
Sigmund, Freud. Vol 3 Primeiros escritos psicanalíticos (1893-1899). Companhia das letras
Sigmund , Freud. Vol . 1 Textos pre- psicanalíticos (1893-1896). Companhia das letras
