logo_bottom2.png

Rua Prof. Ernest Marcus, 91 - Pacaembu - (11) 3675-7689 - Brasil - clin-a@clin-a.com.br

  • Grey Facebook Icon

Todos os Direitos Reservados - © 2018

Desenvolvido por Bruno Senna

NÚCLEO DE PESQUISA EM APRESENTAÇÃO DE PACIENTES E PSICOSES.

March 6, 2020

 

Coordenação: Rubens Berlitz

Contato: rubensberlitz@hotmail.com  tel. (11) 9.9157.5500

Local: CLIN-a: Rua Professor Ernest Marcus, 91 – Pacaembu

Frequência: quinzenal, às sextas-feiras

Horário: 14:00 às 15:30

Datas:

  • Março: 06 e 20

  • Abril:   03

  • Maio:   08 e 22

  • Junho:  05 e 26​

 

 

Para o segundo semestre de 2019, realizaremos a união do Núcleo sobre Apresentação de pacientes com o Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Psicose, formando assim, o Núcleo de Pesquisa em Apresentação de Pacientes e Psicoses.

 

A " Apresentação de pacientes" ou "Entrevista com pacientes" é uma prática originária da psiquiatria do século XIX, porém, tinha por função demonstrar alguns aspectos da teoria a partir da observação clínica. Lacan retoma e subverte essa prática, tornando-a um dispositivo importante tanto para aquele que passa pela entrevista como para aqueles que a assistem.

           

Diferente da psiquiatria clássica, onde o psiquiatra interrogava o doente, procurando tornar evidente algum sinal da doença para um público composto por residentes, Lacan conduzia as entrevistas, no sentido de fazer advir um sujeito daquele que estava ali colocado na condição de doente.

 

A Apresentação de Pacientes, é um recurso importante na psicanálise de orientação lacaniana para a formação do analista. Foi a partir desta prática realizada por Lacan, por cerca de 50 anos, ao longo de seu ensino, que ele fez avançar a psicanálise, registrando os “achados” nesta atividade, nos Escritos e em seus Seminários, tornando-se esta, um importante dispositivo de intervenção clínica e de transmissão da psicanálise.

 

A investigação do Núcleo de Pesquisa em Apresentação de Pacientes e Psicoses terá, como um dos norteadores, as entrevistas de pacientes realizadas no período de 2012 a 2016 em uma instituição de saúde mental e as entrevistas que serão realizadas nos próximos períodos. Um segundo norteador dos trabalhos neste semestre será o tema do IX ENAPOL - Ódio, Cólera e Indignação: desafio para a psicanálise.

   

Privilegiaremos, neste novo percurso, a investigação a partir dos pontos centrais de um determinado caso de psicose, ao mesmo tempo em que abordaremos as questões intrínsecas as atividades de apresentação de pacientes, a saber:  as consequências desta atividade para a psicanálise, seus efeitos na instituição, na equipe que assiste ao paciente, no público participante e, fundamentalmente, para a pessoa entrevistada. Esta experiência nos possibilitará ainda investigar a psicose, seguindo os últimos ensinamentos de Lacan, tomando a psicose como paradigma para o tratamento dos diferentes modos de gozo. Nossa proposta avança na elaboração de textos por parte dos participantes, a serem apresentados no núcleo de pesquisa, nas jornadas do CLIN-a e da EBP.

 

 

  •  

 

 

 

Referências Bibliográficas – Segundo semestre 2019

 

CLASTRES Guy, GOROG Françoise, GOROG Jean-Jacques, LAURENT Eric, SCHREIBER Françoise, SYLVESTRE Danièle

- 1984, « Les présentations de malades : bon usage et faux problèmes », Analytica, vol. 37, n° 4. Paris : Navarin. p. 61-75 ; trad. « Las presentaciones de enfermos : Buen uso y falsos problemas », Mesa redonda. Psicosis y Psicoanálisis.

 

COTTET, S.  La « belle inertie » - Notes sur la dépression en psychanalyse,  L’inconscient de papa et le nôtre - Contribution à la clinique lacanienne, Éditions Michèle, Paris, 2012

 

FERREIRA, C. Apresentação de Pacientes: dispositivo e discursos. Tese de Doutorado. UFMG. Belo Horizonte, MG  http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUOS-9AKHCP

 

FERREIRA, C. Apresentação de pacientes: (re)descobrindo a dimensão clínica. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2006

https://www.clinicaps.com.br/clinicaps_pdf/Apresentacao_de_Pacientes.pdf

 

LAURENT, É. A disciplina da entrevista com o sujeito psicótico. In: Versões da Clínica Psicanalitica, Rio de Janeiro: JZE, 1995. p.121 - 126.

 

LACAN,J. Seminario 3, Cap. IV Eu venho do Salsicheiro. Rio de Janeiro. JZE. 2002.p..55-69

 

MILLER, J-A. Quando o Outro é mau. Opção Lacaniana online, N. 25/26.

http://www.opcaolacaniana.com.br/nranterior/index_anterior.html

 

MILLER, J-A. Jacques Lacan:observações sobre o seu conceito de passagem ao ato. Opção lacaniana online, N. 13.

http://www.opcaolacaniana.com.br/nranterior/numero13/index.html

         - Bibliografia auxiliar: Miller, J-A. O Ser e o Um. Lição 3.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque
Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square