Ateliê de Leitura - Investigações acerca da clínica

Coordenação: Diva Rubim Parentoni -divarubim@gmail.com.br

Os encontros acontecerão às segundas e quartas quintas-feiras de cada mês. De agosto a novembro de 2020, no horário das 10h às 11h30, pela plataforma Google Meet.

Investimento – R$100,00 o mês – pagamento a ser realizado junto ao Clin-a

O texto Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise, também conhecido como O discurso de Roma, nos leva a um importante momento da história da psicanálise. Um momento de ruptura. Um momento de retomada. Um momento de formação.


Com esse texto de 1953, Lacan propõe, como resposta ao que era a formação dos psicanalistas àquela época, a retomada da leitura dos textos freudianos pelo reconhecimento do papel central da linguagem. Sustentando assim, que a estrutura da linguagem sendo o próprio inconsciente se articula na fala do sujeito e se direciona para a verdade de seu desejo.

A importância da escolha do texto Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise para o Ateliê de Leitura Investigações acerca da clínica, se sustenta pelo próprio texto quando Lacan nos diz que “(...) a técnica não pode ser compreendida nem corretamente aplicada, portanto, quando se desconhecem os conceitos que a fundamentam. Nossa tarefa será demonstrar que esses conceitos só adquirem pleno sentido ao se orientarem no campo da linguagem, ao se ordenarem na função da fala. ” (Lacan, 1953. Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise. In Escritos, página 247)


Com a pretensão de ser um espaço de formação, o Ateliê busca pela leitura do texto lacaniano uma aproximação com os fundamentos da prática clínica. Estão convidados a dele participar aqueles que se interessarem pela leitura comentada do texto.


O trabalho do Ateliê, que teve uma interrupção brusca em março deste ano em razão da Covid19, será retomado de maneira remota a partir de agosto. Em um novo formato, numa tentativa de se fazer presente em tempos de ausência da presença dos corpos, a leitura contará agora com uma tela, que poderá ser a de um computador, um tablete, ou de um celular. A proposta é que a cada encontro cada um possa participar a seu modo, fazendo circular a voz do texto.


Posts Em Destaque
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
logo_bottom2.png

Rua Prof. Ernest Marcus, 91 - Pacaembu - (11) 3675-7689 - Brasil - clin-a@clin-a.com.br

  • Grey Facebook Icon

Todos os Direitos Reservados - © 2018

Desenvolvido por Bruno Senna