logo_bottom2.png

Rua Prof. Ernest Marcus, 91 - Pacaembu - (11) 3675-7689 - Brasil - clin-a@clin-a.com.br

  • Grey Facebook Icon

Todos os Direitos Reservados - © 2018

Desenvolvido por Bruno Senna

Núcleo de Psicanálise com Crianças e Adolescentes – Ciranda RP

October 28, 2019

Coordenação: Cristiana Gallo

Local - Clin-a Rua Galileu Galilei, 1800/sala 905 - Ribeirão Preto

Frequência: Mensal

Dia e horário: Às sextas-feiras das 19 às 21h.

Datas:

  • 23 de agosto

  • 27 de setembro

  • 25 de outubro

  • 29 de novembro

 

O trabalho de pesquisa do Núcleo de Psicanálise com crianças e adolescentes em 2019 tem articulado as investigações sobre as “Crianças violentas” com a temática do IX Enapol que se realizará em setembro próximo: “Ódio, cólera, indignação: desafios para a Psicanálise”.

 

O tema “Crianças Violentas” foi proposto por Jacques Alain-Miler no encerramento da 4ª Jornada do Instituto da Criança em 2017, abrindo-se “dez pontos concernentes à violência na criança” que estão sendo retomados, refinando-se o olhar e a leitura dos casos que chegam às nossas clínicas ou que irrompem nos noticiários. Retomamos a discussão da violência como sintoma ou como satisfação da pulsão de morte, considerando-se o que foi lançado como questão no argumento do nosso IX Enapol:

 

“Eis aqui algo a que devemos nos deter: a distinção entre ódio e violência. O ódio ao gozo do Outro é o que Lacan se refere como kakon. Seria então o ódio um modo de constituir o Outro? Ainda que seja mediante sua exclusão?

 

Estamos aqui diante de uma questão crucial: o crescimento do racismo no mundo obedece à tentativa de se restituir o Outro?”.

 

Este trabalho de pesquisa tem se baseado na leitura atenta de textos fundamentais de Freud e Lacan, bem como nas indicações de Jacques-Alain Miller e outros analistas que têm tratado desta temática, naquilo que concerne a nossa clínica com crianças e adolescentes.

 

Referências bibliográficas

Argumento do IX Enapol – Ódio, cólera, indignação: desafios para a psicanálise.

Bermúdez, S. ”Epifanías adolescentes II” In Púberes y adolescentes. Buenos Aires: Grama Ediciones, 2008.

Drummond, C. “Maus garotos, crianças sozinhas” In Folha dos núcleos n. 40 

 Freud, S. “Os instintos e suas vicissitudes”.  In Edição Standard das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago.

----------- “O Mal estar na civilização”.  In Edição Standard das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago.

Glaze, A. ”Epifanías adolescentes I” In Púberes y adolescentes. Buenos Aires: Grama Ediciones, 2008. 

Lacan, J. (1998) “A agressividade em psicanálise” (1948) In Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Miller, J-A. (ago/2017) “Crianças violentas” In Opção Lacaniana, n. 77.Referências bibliográficasArgumento do IX Enapol – Ódio, cólera, indignação: desafios para a psicanálise.Bermúdez, S. ”Epifanías adolescentes II” In Púberes y adolescentes. Buenos Aires: Grama Ediciones, 2008.Drummond, C. “Maus garotos, crianças sozinhas” In Folha dos núcleos n. 40 Freud, S. “Os instintos e suas vicissitudes”. In Edição Standard das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago. ----------- “O Mal estar na civilização”. In Edição Standard das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. Glaze, A. ”Epifanías adolescentes I” In Púberes y adolescentes. Buenos Aires: Grama Ediciones, 2008. Lacan, J. (1998) “A agressividade em psicanálise” (1948) In Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Miller, J-A. (ago/2017) “Crianças violentas” In Opção Lacaniana, n. 77.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque
Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square