Questões contemporâneas na clínica, na cultura e nas artes

July 30, 2020

 

Coordenação: Fabiola RamonQuinzenal, sextas-feiras, das 16 às 17h30Local: Clin-a Ribeirão PretoInformações:clinaribeiraopreto@gmail.com; 16 992532966

 

O Núcleo “Questões contemporâneas na clínica, na cultura e nas artes” dedica-se a estudar temas, fenômenos, sintomas e questões que se apresentam no caso a caso da clínica e no social, e que colocam desafios de leitura para a prática do psicanalista, seja na clínica ou em qualquer outro dispositivo ou discurso.

 

Em consonância com o XXIII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano “O feminino infamiliar: dizer o indizível”, propomos neste ano investigar sobre o que J-A Miller e Éric Laurent no seminário “O Outro que não existe e seus comitês de ética” denominam “feminização do mundo” e sobre os efeitos, consequências e reações frente a isso. Nos propomos problematizar sobre essas questões a partir da clínica e da civilização.Nos últimos anos, o núcleo investigou sobre a queda do falocentrismo articulado ao esvaziamento do simbólico e da tradição na civilização.Temos experimentado um novo ordenamento dos laços sociais e da constituição da subjetividade, que prescinde da instância reguladora do pai, e que decorre do declínio do viril, algo mais próximo a uma “ordem feminina”, não orientada inteiramente pelo falo.

 

O que vemos são formas plurais de experimentar um gozo que não é civilizado pelo gozo fálico, e que Lacan define como gozo não-todo fálico. Frente a isso, assistimos também a diversas reações e respostas, muitas delas autoritárias e superegóicas, frente ao desbussolamento engendrado pela feminização do mundo. Foi a partir dessas questões disparadoras que realizamos uma reunião no início de março, antes do isolamento social por conta da pandemia.

 

Um dos pontos centrais do debate girou em torno do feminino como um dos nomes do mal-estar desta época, presentificado na violência à mulher, no rechaço explícito ao feminino e nos novos paradigmas de gênero e as respostas defensivas a esse processo. Logo após a primeira reunião, a pandemia lançou a todos em um tempo de incerteza, exigindo reorganizações em vários níveis. As reuniões do núcleo foram temporariamente suspensas, e permanecerão suspensas no segundo semestre de 2020.

Bibliografia básica:

 

BROUSSE, M.-H. Mulheres e discursos. Col. Opção Lacaniana, 15. Rio de Janeiro: Contracapa, 2019.

LACAN, J. O Seminário, livro 20: mais, ainda (1972-1973). Rio de Janeiro: Zahar, 1985, p.15.

LEGUIL, Clotilde. O ser e o gênero. Belo Horizonte: EBP, 2016

MILLER, J.-A. El Outro que no existe y sus comités de ética. Buenos Aires: Paidós, 2005.

SANTIAGO, Ana Lydia. “Desordem no real e feminização do mundo”. Opção Lacaniana. Revista Brasileira Internacional de Psicanálise, n. 63, Junho 2012, p.7-9.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque
Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
logo_bottom2.png

Rua Prof. Ernest Marcus, 91 - Pacaembu - (11) 3675-7689 - Brasil - clin-a@clin-a.com.br

  • Grey Facebook Icon

Todos os Direitos Reservados - © 2018

Desenvolvido por Bruno Senna