• clinaclinica

Núcleo de Psicanálise com crianças e adolescentes – Ciranda RP



Atividade em recesso

Coordenação: Cristiana Gallo Horário: 8-10h Local: Clin-a, Rua Galileu Galilei, 1800 Contato e informações: silviasatorp@gmail.com Integrados ao trabalho de investigação da Nova Rede CEREDA[1] o Núcleo iniciará a pesquisa acerca do tema “Crianças Violentas”, proposto por Jacques Alain-Miler no encerramento da 4ª Jornada do Instituto da Criança em 2017.

Nesta intervenção Miller lança um questionamento inicial que brevemente conclui indicando que “a violência na criança não é um sintoma”. Deste 'ponto de partida' abrem-se “dez pontos concernentes à violência na criança” que se colocarão como os pontos de abertura para o nosso trabalho deste ano.

Entendemos que se trata de um tema fortemente atual e perturbador, uma vez que assistimos as tentativas de normalização da infância e da adolescência com respostas que nos encaminham para saídas medicamentosas ou reguladoras do comportamento nas vias educacionais ou coercitivas.

Miller propõe que tomemos a questão na via pulsional: “A violência não é um substituto da pulsão; ela é a pulsão. (…) A violência é a satisfação da pulsão de morte.”, indicando que “é preciso dar lugar a uma violência infantil como modo de gozar”, apresentando elementos para pensarmos estratégias clínicas no atendimento à criança violenta.

Em nossa pesquisa nos serviremos preliminarmente dos textos fundamentais do ensino de Freud e Lacan indicados por Miller em sua apresentação do tema e seguiremos pelas contribuições de outros autores e da construção que se fará a partir das questões que emergem da clínica de cada participante deste trabalho.

Referências bibliográficas Freud, S. “Inibição, sintoma e angústia”. In Edição Standard das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. Lacan, J (1998) “A agressividade em psicanálise” (1948) In Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Lacan, J (1998) “O estádio do espelho como formador da função do eu” (1949) Op. cit. Miller, J-A . (ago/2017) “Crianças violentas” In Opção Lacaniana, n. 77. ______________________________ __ [1]Centre de Recherche sur l’Enfant dans le Discours Analytique.


0 visualização
logo_bottom2.png

Rua Prof. Ernest Marcus, 91 - Pacaembu - (11) 3675-7689 - Brasil - clin-a@clin-a.com.br

  • Grey Facebook Icon

Todos os Direitos Reservados - © 2018

Desenvolvido por Bruno Senna