logo_bottom2.png

Rua Prof. Ernest Marcus, 91 - Pacaembu - (11) 3675-7689 - Brasil - clin-a@clin-a.com.br

  • Grey Facebook Icon

Todos os Direitos Reservados - © 2018

Desenvolvido por Bruno Senna

  • clinaclinica

Núcleo de Pesquisa em Psicanálise com a criança – Ciranda-SP



Coordenação: Camille Apolinário Gavioli e Raquel Diaz Degenszajn, com a colaboração de Silvia Jacobo (Buenos Aires)

Início das atividades: 07/03/2019

As reuniões são quinzenais

OO Núcleo de Pesquisa em Psicanálise com a criança – Ciranda-SP – tem uma dupla inscrição: com o Clin-a, associado ao Instituto do Campo Freudiano e com a Nova Rede Cereda (NR-Cereda), composta de grupos de diferentes países que orientam a pesquisa epistêmica e clínica, sustentada pelo princípio de unidade da Psicanálise que concebe a criança como “analisante de pleno direito”.

Neste ano, vamos pesquisar a temática do ódio, seguindo a orientação de trabalho alinhada ao Campo Freudiano, proposta para o IX Enapol: “Ódio, cólera e indignação: desafios para a psicanálise” que vai se realizar em setembro de 2019 em São Paulo.

Esta vertente, de ordem epistêmica e articulada a NR Cereda, consiste na construção de um percurso que visa aprofundar os textos freudianos, a partir da orientação lacaniana de retorno aos conceitos cruciais da Psicanálise.

Vamos interrogar nossa prática clínica a partir destas balizas para a leitura do real que se apresenta através dos fenômenos da atualidade. E discernir a especificidade do trabalho com a criança e a singularidade de suas respostas.

Compondo uma outra dimensão em articulação com o trabalho do Núcleo, temos as discussões clínicas a partir da experiência dos participantes em seus respectivos campos de inserção (saúde mental, justiça, educação entre outros) que alimentam e questionam sua prática.

Finalmente, para sustentar a interlocução, difundir esta modalidade de trabalho e fomentar discussões apostamos na importância de colocar a céu aberto produtos e produções que contribuam com o debate sobre o mal estar generalizado da civilização.

Periodicidade: quinzenal, às quintas feiras das 20:30 às 22:00

Informações: camillegavi@yahoo.com.br raqueldegen@gmail.com


4 visualizações