• clinaclinica

NÚCLEO SOBRE APRESENTAÇÃO DE PACIENTES


Coordenação: Rubens Berlitz

Quinzena, às sextas-feiras, às 14h

Datas: 14/12

A " Apresentação de pacientes" ou "Entrevista com pacientes" é uma prática originária da psiquiatria do século XIX, porém tinha por função demonstrar alguns aspectos da teoria a partir da observação clínica. Lacan retoma e subverte essa prática, tornando-a um dispositivo importante tanto para aquele que passa pela entrevista como para aqueles que a assistem.

Diferente da psiquiatria clássica, onde o psiquiatra interrogava o doente, procurando tornar evidente algum sinal da doença para um público composto por residentes, Lacan conduzia as entrevistas, no sentido de fazer advir um sujeito daquele que estava ali colocado na condição de doente.

A Apresentação de Pacientes, é um recurso importante no meio psicanalítico para a formação do analista. Sua presença no campo da saúde mental, possibilita entre outros aspectos, uma leitura sobre a singularidade do paciente, contribui no esclarecimento diagnóstico, na condução do tratamento e seus efeitos na instituição.

O objetivo deste núcleo de pesquisa é trabalhar as consequências desta prática para a psicanálise, seus efeitos na instituição, na equipe técnica que assiste o paciente, no público participante e, fundamentalmente para a pessoa entrevistada.

Como fio condutor destas questões, pesquisaremos neste primeiro momento, se haveria diferenças nas apresentações de pacientes nas entrevistas conduzidas a partir da lógica do inconsciente transferencial e do "inconsciente real".

Informações entrar em contato com a coordenação: rubensberlitz@hotmail.com ou Whatsapp (11) 9.91575500.


0 visualização
logo_bottom2.png

Rua Prof. Ernest Marcus, 91 - Pacaembu - (11) 3675-7689 - Brasil - clin-a@clin-a.com.br

  • Grey Facebook Icon

Todos os Direitos Reservados - © 2018

Desenvolvido por Bruno Senna