logo_bottom2.png

Rua Prof. Ernest Marcus, 91 - Pacaembu - (11) 3675-7689 - Brasil - clin-a@clin-a.com.br

  • Grey Facebook Icon

Todos os Direitos Reservados - © 2018

Desenvolvido por Bruno Senna

  • clinaclinica

Núcleo Psicanálise e Corpo - Ribeirão Preto



Datas: 11 e 25 de maioQuinzenal, às sextas-feiras, das 17h30 às 19h.Local: Clin-a/RP Rua Galileu Galiei, nº 1800Os interessados devem entrar em contato com os coordenadores - jdanilocanesin@yahoo.com.br e paolasalinas11@yahoo.com.br

A intervenção de Laurent proferida no encerramento das jornadas da ELP de 2014, Gênero e Gozo, abriu nossa investigação acerca da sexuação no ser falante, destacando que para a psicanálise, abordar o gênero é falar da posição de gozo.

Em 2018, seguiremos no Núcleo de Psicanálise e Corpo com essa investigação acerca da sexuação, orientados pelo texto de Clotilde Leguil. Ela nos apresenta uma terceira via para pensar o gênero, que não a do determinismo biológico nem a da pura construção sociocultural. Esta terceira via é a perspectiva do inconsciente, na medida que o ser sexuado só o é a partir do encontro com o desejo do Outro.

Assim, a partir dos conceitos psicanalíticos e seu posicionamento diante das diferentes formas em que a sexuação se manifesta no contemporâneo, nossa pesquisa engloba as questões do gozo, da identidade, das identificações e das nomeações subjetivas atuais pautadas no que se convencionou chamar de gênero ou posição sexual.

Trata-se de um percurso a partir da psicanálise, dos seus conceitos para então colocá-los à prova no seu tempo.


0 visualização